Menu

2007-04-03

Curiosidades da Páscoa

1. Representação da data da ressurreição do J.C. para os Cristãos.
2. O dia de Páscoa é o primeiro Domingo depois da lua cheia que ocorre em ou depois de 21 de Março. A data de Lua Cheia não é a real, ocorrendo no ou após equinócio da Primavera boreal, adoptado como 21 de Março.
3.A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e consequentemente o Carnaval 47 dias antes da mesma.
4.A tradição dos ovos vêm da China (só podia...), Há vários séculos, onde ainda não existiam especiais com ovo, os chinocas embrulhavam ovos naturais em cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba, quando os retiravam do forno estes ficavam com desenhos.
O costume chegou ao Egipto e tal como no Oriente os ovos eram dados na Comemoração da chegada da Primavera.
Depois da morte do J.C. os Cristãos adoptaram esse hábito como lembrança da ressureição e no Séc.XVIII, a Igreja tornou os ovos oficialmente simbolo da Páscoa (muito criativos...).
Mais tarde os ovos naturais foram substituidos pelos de chocolate, fala-se nas roulotes, que pode ter dois motivos, a proibição de alguma alimentação durante a quaresma, onde estavam incluidos os ditos ovos, ainda que na Idade Média os mesmos ovos fossem benzidos e distribuidos na missa, o que se torna um pouco contraditório... Ou então a hipótese que a Industria do Chocolate iniciava o seu desenvolvimento em por volta de 1828.

Mais tarde conto-vos outras curiosidades, entretanto comam especias com ovo pois o chocolate faz mal e engorda.

Sem comentários: